SPDA


O sistema de proteção contra descargas atmosféricas é essencial para preservar a vida e o patrimônio das empresas, atualmente o Brasil é o país com a maior incidência de raios no mundo, chegando a 50 milhões de quedas por ano. Isso acontece por que o território nacional é o maior localizado dentro da zona tropical do planeta, região que é naturalmente mais quente e por isso favorável à formação de tempestades. Se há tempestades, há também a formação de raios.
Atualmente estamos enfrentando o período considerado como o mais crítico entre os pesquisadores, pois entre outubro e março o número de queda de raios intensificou-se.
Recentemente a cidade de São Paulo foi atingida por 2 mil raios em um único dia, registrando-se como a tempestade elétrica mais violenta na cidade nos últimos 10 anos.
A alta incidência de descargas elétricas faz também com que os acidentes causados por raios sejam frequentes no país. Basta acompanhar as notícias que veremos casos de pessoas atingidas por raios, ou casos como o que ocorreu no início deste ano, em que um raio atingiu uma usina de etanol no interior de Goiás e provocou um incêndio devastador.
Um raio pode chegar à potência de 100 milhões de volts, que comparado à energia que chega em nossas casas, é como se a nossa tomada fosse 1 milhão de vezes mais potente. A sua corrente pode atingir 30 mil amperes, ou seja, tem intensidade mil vezes maior do que os chuveiros elétricos.

FONTE: Fantástico/ Rede Globo

A WZSA realiza os seguintes serviços:

Laudo do SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas):
Consiste em analisar todos os pontos / locais da organização, com a finalidade de verificar o atendimento das do SPDA em relação à norma NBR 5419 e Requisitos Legais Aplicáveis. Durante a inspeção no local o profissional analisa e verifica o atendimento a normativa estabelecida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *